Saturn

Saturn

Estávamos em 1994 e a SEGA já havia lançado todos os acessórios possíveis para aumentar a vida longa de seu console de 16Bits, o Mega Drive. Equipado com acessórios como o Mega CD e o 32X, o equipamento se tornava um console de 32Bits com a possibilidade de distribuição de jogos em CD. No entanto, claro, ele ainda era um console de 16Bits e que precisava de diversos periféricos para melhorar seu desempenho, o que não era bem visto pelo mercado, já que consoles de 32Bits nativos já estavam sendo lançados. Vale lembrar que o 3DO havia sido lançado um ano antes e era tecnologicamente fantástico!

Então, para não ficar para trás nesta geração, em 22 de novembro de 1994, a SEGA lançou, no Japão, seu novo console, batizado de Saturn.

SEGA Saturn
SEGA Saturn

O seu hardware foi pensado por dois anos por uma equipe de 27 membros, mas, próximo do que seria o início do processo de produção a SEGA teve acesso a parte do projeto de desenvolvimento do Sony Playstation, que seria seu concorrente direto. Enquanto o Saturn teria foco em jogos 2D, a Sony já estava preparando seu console para os títulos em 3D, que pareciam ser uma tendência. Isso obrigou a SEGA a alterar, às pressas, o projeto do Saturn, mas esta alteração acabou criando um projeto complexo, e extremamente difícil para que os programadores tirassem proveito dele.

Existiam muito poucas bibliotecas disponíveis para a criação de jogos e as que existiam fugiam muito ao padrão do que todos estavam acostumados. Enquanto todos os outros consoles utilizam triângulos como formas básicas de desenvolvimento, o Saturn utilizava quadriláteros. Enfim, estes obstáculos tornavam tudo mais difícil. A simples conversão de títulos já consagrados em outras plataformas, como era o caso de Duke Nukem 3D exigia enorme adaptação no código.

Duke Nukem 3D
Duke Nukem 3D

Esses obstáculos fizeram com que o Saturn fosse um pouco mal visto pelos desenvolvedores de jogos e, claro, sem uma grande quantidade de títulos um console não é nada. No quesito configuração de hardware o equipamento da SEGA era bastante poderoso, já que vinha equipado com dois processadores de 32Bits de 28MHz cada, 2Mb de memória RAM e 1.5Mb de memória de vídeo dedicada e que permitiam que ele gerasse 200.000 texturas por segundo em uma resolução de 720 x 480. A mídia de armazenamento de jogos era, claro, o CD e o sistema de som do Saturn possuía 8 canais de áudio. Era um conjunto que impunha respeito, mas, conforme já citado, as alterações feitas de forma apressada em seu projeto tornaram o console difícil de ser programado e mesmo os jogos que foram lançados quase nunca tiravam proveito de toda sua capacidade.

Outro ponto importante a ser destacado é que por possuir um hardware bastante agressivo, o preço do Saturn acabou sendo elevado, o que não agradou aos consumidores. No momento de seu lançamento no mercado americano, fato que aconteceu em 11 de maio de 1995, o console custava 399 dólares, um valor considerado alto, até porque o Sony Playstation era vendido por 299 dólares.

Apesar de todos estes problemas o Saturn se manteve no mercado por quatro anos, vendendo quase 10 milhões de unidades em todo o mundo. E ele tinha atrativos interessantes, como um cabo chamado Direct Link, que permitia a conexão de dois consoles Saturn para jogos multiplayer. O acessório exigia, claro, dois consoles, duas televisões e dois jogos exatamente iguais para funcionar corretamente, então por isso não fez muito sucesso, mas era bastante interessante. Outro acessório inovador era o Multi-Tap, para a conexão de até 10 joysticks. Apesar de serem poucos os jogos com suporte a tantos players, era divertido.

SEGA Saturn Multi Tap
SEGA Saturn Multi Tap

Com base em tudo o que esteve envolvido em seu desenvolvido, podemos dizer que o Saturn foi um videogame que teve seu público cativo, mas as falhas em seu projeto o fizeram pagar um preço alto e quem agradeceu por isso foi a Sony, que pode abocanhar a fatia de mercado de usuários insatisfeitos com o console da SEGA.

Abaixo podemos ver um vídeo com 10 títulos de destaque do Saturn. Vale a pena conferir. Teve muita coisa boa lançada para o console. Vejam: